Embora alguns construtores possam pensar em aço moldado a frio (CFS) como um material ideal para o enquadramento de interiores, essa não é a extensão de sua utilidade. A CFS oferece muitas vantagens na construção de painéis de parede, vigas de piso, treliças de telhado e paredes estruturais também. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o CFS pode ser usado além das paredes internas da partição.
Publicidade

CFS tem grande apelo para treliças do telhado e revestimento por causa de sua resistência ao fogo e durabilidade. Por exemplo, os projetistas da sede corporativa da DATCU em Corinth, no Texas, originalmente especificavam treliças de madeira para a mansarda grande, telhado saliente do prédio de escritórios. Quando os funcionários locais do prédio informaram à equipe do projeto que eles teriam que instalar um sistema de sprinklers para proteger as treliças com estrutura de madeira, eles decidiram usar um sistema de treliças CFS. Evitar a instalação de um sistema de sprinklers economizou US $ 40.000 para a empresa. De acordo com o supervisor do projeto, Julio Saenz, uma equipe de quatro homens foi capaz de instalar o sistema de treliça rapidamente, economizando de cinco a seis semanas e quase 40% em despesas com mão-de-obra.

Os treliças do CFS também pesam menos que os sistemas comparáveis, permitindo fundações mais leves, o que pode contribuir para uma redução adicional de custos. E, eles podem fornecer benefícios adicionais de segurança, pois o CFS pode resistir à elevação do vento e lidar com cargas de neve.

CFS para paredes panelizadas

Os painéis de parede CFS são fáceis de instalar e geralmente exigem guindastes e andaimes por menos tempo que outros sistemas, o que pode ser uma vantagem financeira significativa, especialmente em espaços apertados onde as máquinas podem não se encaixar facilmente – como projetos de preenchimento urbano.

Para o Exempla Saint Joseph Replacement Hospital em Denver, Colorado, os painéis de parede exterior CFS pré-fabricados foram montados na fábrica com um painel externo (um tipo de drywall ou placa de gesso que é mais resistente à água do que o drywall padrão). Os painéis foram projetados com drenagem especial nos cabeçalhos das janelas e foram construídos com força suficiente para suportar o peso da fachada exterior de tijolos.

Stephen Bradford, gerente de projeto do South Valley Drywall, disse: “Nós construímos tudo em uma mesa a quatro pés do chão. Como estávamos construindo em um armazém fora dos elementos, nossa construção foi controlada, o que nos permitiu manter os painéis completamente quadrados. ”Cada painel foi numerado, transportado para o local e instalado usando guindastes e elevadores. De acordo com Bradford, a instalação dos painéis demorou cinco meses em vez do ano que normalmente levaria para um projeto deste tamanho.

Outro projeto, a Woodstock Baptist Church em Woodstock, na Geórgia, enfrentou desafios únicos com a cúpula de 300 pés, a cúpula gigante e a cruz de aço e alumínio de 30 pés de altura – que juntos pesavam 50 toneladas – que cobriam a estrutura. O aço estrutural foi escolhido para suportar a cúpula, mas a CFS foi selecionada para as paredes externas (o revestimento externo não estrutural de um edifício) em torno do espaço de 1.000 pés quadrados.

“O aço formado a frio era a única opção real para acomodar os grandes vãos e as expansivas paredes externas curvas”, segundo Don Allen, PE, Super Stud Building Products , que trabalhou na igreja enquanto estava na Starzer Brady Fagan Associates. O CFS foi uma opção ideal para este projeto devido à sua disponibilidade em longos comprimentos, à disponibilidade de conectores especiais para térmica e à flexibilidade de projeto, o que permitiu algum movimento estrutural. Esta igreja subiu rapidamente e a um custo razoável.

Utilizando painéis CFS pré-fabricados neste projeto, os componentes foram construídos em um ambiente controlado, o que permitiu um maior controle de qualidade. A velocidade de construção também levou à redução de custos em marcenaria e montagem de horas-homem.

Os revestimentos de parede CFS estão disponíveis em uma variedade de tipos e formas, desde chapas com relevo a folhas individuais a painéis isolados, aumentando o apelo arquitetônico e a praticidade do material.

CFS para joists de revestimento

As vigas de piso podem ser pré-projetadas em CFS, o que elimina muitos dos problemas com vigas feitas de outros materiais, como absorção de umidade, danos por cupins e risco de incêndio. Além disso, os construtores geralmente escolhem vigas CFS porque são dimensionalmente estáveis ​​e podem eliminar alguns trabalhos no local.

Por exemplo, as vigas pré-fabricadas usadas na construção de apartamentos City Green em Milwaukee, Wisconsin, apresentavam furos grandes o suficiente para acomodar as corridas mecânicas e hidráulicas de HVAC.

CFS para sistemas estruturais de paredes

Ao longo dos anos, a CFS vem substituindo cada vez mais outros materiais como o sistema estrutural em uma variedade de aplicações comerciais e multifamiliares.

A CFS é preferível particularmente em locais propensos a furacões e terremotos, pois é dimensionalmente estável, leve e eficiente na resistência de carga lateral. Existem dois tipos comuns de sistemas de parede que proporcionam resistência lateral a um edifício ou estrutura criada com paredes de pinos de suporte de carga do CFS: o sistema de parede apoiado por cinta de estrutura leve CFS e o sistema de parede de cisalhamento do painel revestido. Ambos fornecem resistência lateral ao vento e pressão sísmica. Essas qualidades tornam a CFS uma opção estrutural de estrutura de parede superior.

O CFS não é apenas para paredes internas não estruturais. Estes projetos demonstram que o CFS é um material ideal para treliças de telhado, painéis de parede e vigas de piso, também.