Na construção em Steel Frame, o processo de panelizado pode ser realizado diretamente na obra ou em uma oficina, utilizando painéis pré-fabricados. Quais são as características de cada sistema?
Publicidade

Atualmente, a maioria das casas construídas em Steel Frame são construídas pelo processo denominado “por perfis” ou “panelizado em obra”, no qual o construtor, com as
plantas de panelizado/montagem e a lista de corte dos perfis, os adquire no comprimento desejado ou em tiras, e os paneliza no local. O fato dos perfis serem padronizados permite ao construtor total liberdade na hora de adquiri-los, podendo inclusive utilizar guias de um fornecedor e montantes de outro.
Mas em alguns casos, o construtor pode optar por montar os painéis em uma oficina, seja sempre em um local, movimentando os painéis já montados para a obra, ou em uma
oficina temporária, montada próximo à obra. Este último caso é frequente quando várias habitações iguais têm de ser montadas e a distância da oficina fixa é relativamente
importante (geralmente mais de 100 km), uma vez que o transporte de painéis envolve grandes volumes e pouco peso.
Foi o caso das 160 casas construídas no Bairro Siderar San Nicolás (Buenos Aires, Argentina), cujas estruturas de perfil foram panelizadas em uma oficina localizada a 5 km
da obra

O sistema de panelizado na oficina está se tornando mais frequente em algumas obras, visto que à medida que aumenta a procura, justifica-se a existência de uma oficina de
painéis com mesas que podem variar entre ser simplesmente uma superfície de trabalho elevada para trabalhar com mais conforto, até mesas semiautomáticas que permitem que os perfis sejam separados com precisão, alinhados e aparafusados com grande facilidade.

Mesmo assim, o panelizado em obra continua a ser uma prática generalizada, visto que é o mais conveniente para construir uma casa concebida como única, algo muito comum.

Características da construção com panelizado em obra
• Flexibilidade de projeto da estrutura: o construtor pode escolher dentre um grande número de profissionais que podem gerar os desenhos de oficina e montagem.
• Os perfis oferecem uniformidade, mesmo entre fabricantes diferentes. Diante do dano de um perfil em obra, a reposição pode ser obtida nos bairros.
• Menor custo de frete, aproveitando melhor a carga dos equipamentos. Quando for panelizado na oficina, deve estar nas proximidades da obra.
• Velocidade de montagem mais baixa. Essa velocidade aumenta quando os perfis são montados na oficina, chegando à obra como painéis.

Características da construção com panelizado em oficina
• O projeto da estrutura deve ser executado pelo fabricante do painel, uma vez que o
software de desenho está vinculado à conformadora.
• No caso de qualquer dano nos perfis na obra, é preciso obter os substitutos
exclusivamente do fabricante do painel.
• Maior rapidez e simplicidade de montagem. São montados painéis e não perfis.
• Maior custo de frete no transporte de painéis