A Barbieri do Brasil, indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e para light steel framing, lança no país um aperfeiçoamento dos recartilhados para instalação de revestimentos em drywall. Batizado de “drywall plus”, os novos perfis de aço galvanizado promovem mais resistência mecânica para instalação dos revestimentos e maior velocidade de instalação.
Publicidade

“O drywall plus é feito através de um tratamento de recartilhado em 100% da superfície que aumenta a rigidez, melhora a telescopicidade e facilita o parafusado. Além disso, foi criado o ponto de inspeção, regido pela norma NBR 15.217, que permite a conferência das especificações técnicas do produto de forma mais simples e precisa: espessura, uniformidade da camada de zinco e características geométricas”, explica o engenheiro e gerente comercial da
Barbieri do Brasil, Leonardo Formiga.

A superfície do aço recebeu um tratamento de texturização com padrão único, registrado pela Barbieri do Brasil, que fornece maior resistência mecânica, dificultando o deslizamento das placas de revestimento instaladas. Outra vantagem desse novo modelo de recartilhado é que ele pode ser encontrado na mesma faixa de preço das versões tradicionais comercializadas no país. “A Barbieri investiu em pesquisa e inovação para oferecer um produto com um “plus”: mais seguro e eficiente, sem um custo adicional para venda, e certificado com a norma vigente”.

Segundo o último estudo “Cenário dos Fabricantes de Perfis Galvanizados – Light Steel Frame e Drywall” realizado pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) – entidade gerida pelo Instituto Aço Brasil – em parceria com a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), no ano de 2020 houve um crescimento de 17,2% (drywall) de produção em relação a 2019, com expectativas otimistas para os anos seguintes.

Comercializar drywall fora da norma é crime

Os componentes do Sistema Drywall que não atendem às exigências mínimas previstas nas normas técnicas (ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas), por se tratar de produtos impróprios e inadequados ao consumo, não podem ser oferecidos ao mercado. A comercialização de produtos em desconformidade com as normas brasileiras é prática ilícita que expõe os responsáveis a denúncias às autoridades competentes.

Fabricantes e revendedores estão sujeitos a rigorosas punições como sanções no âmbito administrativo, civil e criminal. Vale dizer que o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº: 8.078/1990) prevê a responsabilidade solidária entre indústrias, distribuidores e montadores na comercialização de produtos não conformes. Assim, os lojistas, juntamente com os fabricantes, são corresponsáveis pela falta de qualidade do produto. Entretanto, no caso do produto não conter a identificação do fabricante, o lojista assume toda a responsabilidade.

Com base no documento “Texto de Referência do Programa Setorial da Qualidade dos Componentes para Sistemas Construtivos em Chapas de Gesso para Drywall” emitido pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Chapas para Drywall, serão analisados os principais problemas ocasionados pelo uso de perfis de drywall que não atendem às normas técnicas.

Sobre a Barbieri do Brasil

A Barbieri do Brasil nasce em 2010 como empresa 100% brasileira, mas contando com a experiência da Barbieri Argentina, empresa de família fundada em 1953, fabricante de produtos da mais alta qualidade para o mercado da construção a seco. Barbieri do Brasil é uma indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall, perfis de aço galvanizado estrutural para light steel framing, possuindo tecnologia de nível internacional e
atingindo com seus produtos o território inteiro do Brasil.