Mesmo com a consolidação da tecnologia do Light Steel Frame no Brasil, nos deparamos com colocações que insistem em justificá-la como nova. Inovadora talvez, se comparada a técnicas construtivas consolidadas no cenário nacional, como a alvenaria de fechamento convencional. Mas, por que caracterizar como ‘nova’ uma técnica que data da colonização dos Estados Unidos?
Publicidade

Observamos no Brasil nos últimos 20 anos, um crescimento no volume de empresas comprometidas com a demanda de prestação de serviços em execução, escritórios e construtoras especializadas em projetos Light Steel Frame – LSF, a ação de órgãos e entidades de classe em busca de condições de garantia e qualidade nos resultados deste segmento. Também pela busca de qualidade nos processos de consultoria disponibilizados por empresas privadas e pela indústria, e o ainda necessário treinamento qualitativo para habilitar a mão de obra nacional – informal, na maioria das vezes- a trabalhar neste segmento.

Atenta à essa evolução, a Eternit S/A, presente no mercado de construção civil há mais de 75 anos, com atuação nos segmentos de louças, metais, e soluções construtivas e no conceito do LSF, contribui para a aplicabilidade da técnica no País e promove encontros regulares para o público especificador, arquitetos, construtoras e estruturistas, para apresentar todas as vantagens conhecidas e consolidadas no mercado.

Em paralelo, com foco na qualidade de execução, oferece cursos certificados para telhadistas, aplicadores de placas Eterplac e carpinteiros metálicos habilitados a trabalhar com as estruturas metálicas LSF em substituição à madeira em coberturas. Disponibiliza, ainda, o serviço de assessoramento técnico, e acompanhamento em obra para garantir resultados técnicos, gerando satisfação dos clientes. Enfatizo a importância da elaboração de normas técnicas que configurem cenário confiável para utilização do LSF.

A padronização uniformiza a linha de atuação e possibilita a redução de resultados insatisfatórios ao usuário final. Observamos, por fim, a versatilidade do LSF que pode ser aplicado em obras de infraestrutura urbana com viés de acessibilidade, obras emergenciais para habitações de interesse social em que a velocidade, sustentabilidade e qualidade nos resultados são indispensáveis. Logo, o LSF possibilitará ao País atingir novos patamares de qualidade e suprimento das demandas de edificações.

 

Por José Sauro Neto, coordenador técnico nacional da Eternit