Hoje em dia, bem-estar é uma palavra comumente usada no design e em outras áreas. Mas o que isso realmente significa? De acordo com o National Wellness Institute, o conceito é definido como "um processo ativo pelo qual as pessoas tomam conhecimento e fazem escolhas para uma existência mais bem-sucedida". Isso pode ser visto de diferentes perspectivas, como fatores ambientais, intelectuais, espirituais e físicos.
Publicidade

Esse novo foco no bem-estar levou as pessoas a buscar modos de vida mais saudáveis, e o caminho para isso vem com a compreensão do corpo e da mente. A incorporação de produtos orientados para o bem-estar nas residências permite que as pessoas desfrutem de seus benefícios não apenas indo a spas ou ginásios, mas também no conforto da própria casa.

Mas como incluir bem-estar no projeto de uma casa sem comprometer a estética? Abaixo, uma seleção dos catálogos de spa e academias do Architonic é usada para mostrar as tendências atuais de design – baseadas em materiais naturais, em tons quentes e formas geométricas – e como incorporá-los ao design residencial.

Materiais com aparência natural

O equipamento de bem-estar residencial agora pode ser tão focado no design quanto qualquer outro tipo de mobiliário. No caso da seleção abaixo, materiais e texturas naturais favorecem o uso de madeira e pedra para um efeito calmante.

Combinando materiais e texturas

Os benefícios de um spa incluem redução do estresse, relaxamento muscular e melhoria do sono; tudo isso pode ser aumentado por uma cuidadosa seleção de materiais. Esta opção inclui uma instalação de esquina, com um módulo que inclui banhos de vapor, ducha, cascata ou nebulização em uma seleção de diferentes materiais e texturas.

Dois em um

O vidro extra claro pode ser particularmente útil ao integrar produtos de bem-estar em um espaço. Com uma aparência rústica, cada compartimento oferece uma experiência diferente: com paredes de madeira e bancos interno, com uma sauna que permite que a sala atinja entre 70° e 100° Celsius, usando calor seco de um forno. Também conhecido como banho turco, é construído com paredes revestidas de porcelanato e bancadas de Corian.

Projetar ambas as experiências com os materiais certos oferece uma oportunidade para aproveitar seus benefícios à saúde e relaxar, sem descuidar a estética.

Encaixe na parede

Fazer exercício físico em casa envolve descobrir o design certo para o espaço fornecido. A parede abaixo transforma materiais de equipamentos convencionais de fitness e foi projetada para se adaptar facilmente às necessidades pessoais. Construídos em diferentes tons de carvalho, os módulos de parede podem ser combinados em uma variedade de arranjos, tornando-os muito versáteis e exigindo uma quantidade mínima de espaço.

A seleção de cores também é um fator-chave ao projetar equipamentos de bem-estar em casa. Equipamentos inovadores de spa e fitness trabalham com o uso de cores quentes e claras para criar a estética perfeita.

Equipamentos contemporâneos

Além da seleção correta de materiais, o equipamento de treinamento especializado pode ser uma ótima maneira de combinar bem-estar com o design de interiores. Adequar uma paleta de tons terrosos, fitness e design pode funcionar juntos no mesmo espaço.

Conjunto interno

Juntamente com levantar pesos, também pode-se incluir exercícios isométricos, alongamentos e meditação. Uma combinação de cores quentes, carpetes de fibra de poliéster, tapetes e suportes de costas criam uma atmosfera adequada para o bem-estar espiritual e físico.

Cantos iluminados

As saunas residenciais se fundem dentro da parede existente, usando cores claras por toda parte. Implantada no canto da sala, a sauna usa o mesmo material para criar continuidade dentro do espaço. Além disso, o uso de portas deslizantes de vidro permite a transparência por ambos os lados.

Formas geométricas simples de arestas lisas

A transformação dos produtos modernos de bem-estar toca com a simplificação de formas geométricas. Tanto em mobiliários quanto em equipamentos de fitness, juntamente com o uso da geometria como base, os produtos contemporâneos tendem a suavizar as bordas, criando um senso de continuidade em seus elementos.

Equipamentos geométricos

A tendência de ciclismo interno provocou a combinação de estética e requisitos funcionais. Com uma moldura sólida de madeira e aço, o design abaixo pode ser usado em estúdios de fitness e academias domésticas. Para evitar perturbar a planta da casa, a bicicleta é projetada para a máxima estabilidade dentro do espaço mínimo, exigindo apenas 0,44 metros quadrados. A bicicleta também possui uma bandeja de laptop embutida que a converte em uma estação de trabalho, tornando-a uma ferramenta multifuncional e de economia de espaço, exigindo menos de um metro quadrado.

Gerenciando Acessórios

A continuidade dentro de vários acessórios de treinamento permite que o estilo se misture na sala, mantendo o espaço organizado.

Piscinas redondas

O design de espaços relaxantes pode levar a um corpo e mente mais calmos, integrando o bem-estar emocional e espiritual na vida cotidiana. Inspirado na paisagem e pequenas arquiteturas da Indonésia, a composição visa criar um espaço para se conectar com a natureza. Construído com um deck de cedro vermelho canadense, a unidade estética e funcional inclui uma piscina redonda que pode ser colocada em um arranjo personalizável.

Por Archdaily Brasil